Buscas na Póvoa e Guimarães levam a detenções por burlas e branqueamento

0
2511

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na terça-feira dois suspeitos pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento, adiantou a força policial em comunicado. As detenções dos homens, ambos portugueses, um empresário e outro sem ocupação profissional definida, foram feitas no seguimento de buscas domiciliárias em Guimarães e na Póvoa de Varzim.

De acordo com a PJ, “em causa estão identificados em Portugal movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros, enquadrados em Burlas Informáticas perpetradas em diversos países europeus”, utilizando o método conhecido como Business Email Compromise.

“As diligências tinham por vista a recolha e consolidação da prova quanto à célula nacional a quem caberia criar o circuito financeiro capaz de proceder à posterior integração na economia real das vantagens dos crimes referidos”.

Avança ainda a Polícia que “no decurso da operação policial foi apreendida diversa documentação relativa à prática dos factos, material informático, cartões bancários e numerário”.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.