GNR inicia Operação ‘Bom Caminho’ para garantir segurança de peregrinos de Santiago

0
2474

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou, na sexta-feira, a Operação ‘Bom Caminho’, que decorre até 30 de outubro. O objetivo da operação é “promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, a fim de garantir a proteção e a segurança dos peregrinos” que transitem ao longo dos caminhos portugueses até Santiago de Compostela.

Como explica a GNR, é “previsível um fluxo muito significativo de jovens de todo o mundo em Portugal e em particular, nos caminhos de Santiago”, com a realização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em agosto.

“Ciente da importância que o Caminho de Santiago representa, a Guarda manterá um conjunto de atividades operacionais com o objetivo de contribuir para a maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos”, continua a GNR, reforçando a sua presença “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização”.

Nos períodos de maior afluência de peregrinos, serão realizadas patrulhas conjuntas com a Guardia Civil.

A Guarda aconselha os peregrinos a planear e preparar o percurso antecipadamente, a sinalizar o início e fim dos grupos, evitar desviar-se do percurso, caminhar apenas nos períodos diurnos, utilizar roupas claras e material retrorrefletor, circular pelos passeios ou na ausência pelas bermas, sempre no sentido contrário ao trânsito, e a nos grupos caminhar em fila única.

Recomenda também a manter o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família, não utilizar auscultadores durante o caminho, evitar transportar grandes quantias, não deixar bens ou dinheiro ao alcance de terceiros nos albergues e ainda deslocar-se sempre minuto de documentos de identificação.