‘Os Barquinhos Poveiros’ foram eleitos pela Comissão de Festas de S. Pedro como o doce das festividades. A sugestão foi de Ricardo Silva, presidente da Junta da Póvoa, Beiriz e Argivai, que desta forma pretende dar um novo impulso ao produto que será fabricado pelas pastelarias poveiras.
O doce, feito em massa de hóstia em formato de barco com ovos moles, coberto com chocolate e com o tradicional verso, colocado numa pequena bandeira de papel, foi apresentado na note de segunda-feira no Posto de Turismo pelo autarca, na presença de Luís Diamantino e Lucinda Amorim, vice-presidente e vereadora da Câmara Municipal.
Na apresentação, à qual se associaram elementos dos bairros da cidade e das pastelarias que se associaram à iniciativa, Ricardo Silva disse ter a esperança que o doce “vai alavancar aquilo que são as vossas vendas na altura do São Pedro e que vai correr tudo bem”.
A iniciativa começa com a adesão de 18 confeitarias e pastelarias da Póvoa e freguesias. A junta assegura promoção do doce poveiro através dos canais tradicionais de comunicação, como vai aproveitar o impulso das redes sociais. A expetativa é que ‘Os Barquinhos Poveiros” ganhem nos próximos anos a dimensão atual da Rabanada Poveira.