O cortejo de usos e costumes deste domingo promovido pela Câmara da Póvoa, no âmbito das Festas de S. Pedro, não contou com a participação da Rusga do Bairro Sul, que deveria fechar o desfile. A presença de um camião gigante e panorâmico com a presença de adeptos, por parte do Leões da Lapa, foi a divergência que terá originado a decisão do Município e depois da associação do sul da cidade.
Entretanto, Câmara e Associação já anunciaram as respetivas decisões através de comunicados. Para o Município, “por questões de segurança, não são – nem foram nunca no passado – admitidos outros equipamentos nem a atuação de claques, cujo papel é o de apoiar o bairro e não o de participar no cortejo”.
E sublinha que “todos os seis bairros tiveram acesso, em igualdade de circunstâncias, às mesmas regras e condições de acessibilidade ao cortejo”. Por esta situação, a Câmara “lamenta a decisão do Leões da Lapa Futebol Clube de não integrar o cortejo que encerra as 61ª Festas de São Pedro da Póvoa de Varzim”.
Por sua vez, a Associação do Leões da Lapa FC tomou a decisão de não integrar o cortejo, após ter conhecimento da indicação da autarquia e frisou que “somos um só, um bairro inteiro, forte e timoneiro!”.
Segundo a associação, e sem explicar as razões, frisou: “Por impedimento do município não nos foi permitido seguir no Cortejo pela avenida dos banhos”. No entanto, os dirigentes do Leões da Lapa mantiveram a festa. A Rusga do Sul seguiu a pé pela estrada nacional até à Praça do Almada, percorrendo depois a Rua 31 de Janeiro, terminando o percurso junto à estátua de São Pedro.