Vítor Paneira apela à união entre os varzinistas “para ficarmos satisfeitos no final” (fotos)

0
2841

Qual o estado de espírito neste início de temporada? Para já, as expectativas estão dentro daquilo que nós esperávamos. É verdade que estamos à espera de mais jogadores. Chegará amanhã um central. Estamos à espera de fechar um outro com o qual estamos já com conversações muito adiantadas. Ficam a faltar 2 jogadores, mas isso depois temos tempo e ter paciência. Também sabemos aquilo que queremos para a equipa e nesse sentido estamos bem preparados. De resto, foi o primeiro treino. A equipa correspondeu às expectativas daquilo que nós esperávamos. E estamos a construir uma equipa forte.

O que é que pode prometer aos varzinistas? Prometer aquilo que eu prometi, que vamos jogar à Varzim. Se tivermos atitude, raça, paixão e jogar sem medo, é isso que eu prometi sempre que cheguei aqui ao Varzim e prometo sempre. Com todos a puxar para o mesmo lado, a ganhar e a tentar jogar sempre no máximo. Nós vamos tentar ganhar jogos. Com todo respeito, vamos pensar depois jogo a jogo, mas é isso que eu vou prometer aos adeptos, que eles vão ter orgulho da equipa que nós estamos a construir e vão ter orgulho daquilo que nós vamos fazer dentro do campo, que é isso que eu espero.

Os resultados vão fazer com que as opiniões variem durante a época, mas para um treinador começar a época desta forma, ou seja, programar, preparar a equipa e ter também a voz ativa nas contratações, acaba por ser uma mais-valia? Fizemos um bom trabalho de equipa, quer eu, quer o André Geraldes, juntamente com o presidente, portanto, trabalhamos bem nesse sentido. Trabalhamos com tranquilidade e confiança. Fomos sempre à procura daquilo que nós queríamos e estamos a montar uma equipa forte. É sempre bom o treinador começar a iniciar esse processo muito diferente daquele que apanhei. É nesse sentido que nós estamos a tentar, vamos tentar e vamos conseguir. É importante dizer isto: Fazer uma boa equipa, uma grande equipa, porque os varzinistas vão estar connosco, então sentem confiança, orgulho, porque nós vamos dar o máximo e vamos entrar sempre para ganhar em qualquer campo, sem medo, com todo o respeito que tenho sempre por todos os adversários, mas o Varzim é uma instituição muito grande. É isso que eu quero, que as pessoas pensem e se lembrem disso.

Espera ter o plantel todo disponível já esta semana, e se isso é importante para preparar a equipa para o campeonato? O plantel quase de certeza que não irá ficar fechado esta semana. O tempo corre a nosso favor. O mercado só fecha a 31 de agosto, portanto nós temos ainda muito tempo. É importante virem os 2 centrais, um que já fechado e que chega amanhã e o outro para fechar hoje, em princípio iremos fechá-lo. Depois esperar a entrada de um médio e um avançado mais e a equipa ficará fechada. O médio e o avançado são 2 jogadores que nós temos algum tempo. Esperar pra decidir porque daqui até ao final do mercado vai cair muita coisa.

Na liga 3, todos os clubes, ou a maioria, são candidatos e, portanto, vai ser preciso muito trabalho e muito espírito de sacrifício e também muita paciência, digamos, dos adeptos como de toda a gente que acompanha e gosta de Varzim?

É única coisa que eu peço. Hoje, é o primeiro dia e gostaria que os adeptos tivessem todos com o Varzim. Quando eles estão todos juntos a puxar para o mesmo lado, e eu vi nesses 4 últimos jogos, quando foi preciso apelar aos varzinistas para estarem junto da equipa para apoiar a equipa. Eles foram claramente o 12º jogador e revelaram uma paixão ilimitada pelo seu clube. Nós vamos ser muito fortes.

Precisamente na sua última conferência, em maio, após ter garantido a manutenção, disse que era preciso muita união no Varzim, desde os dirigentes, aos treinadores, aos jogadores e adeptos. Durante este defeso acha que foi isso que o Vítor Paneira também conseguiu? Este é o espírito que nós temos de ter como equipa. Estamos todos juntos. Toda a gente quer o bem do Varzim, quer os treinadores, quer jogadores, quer da direção, quer os adeptos. Naturalmente, há sempre adeptos insatisfeitos com razão também muitas vezes, mas que dão margem para a gente trabalhar. Eles estão a dar essa margem. Estão a acreditar naquilo que nós estamos a fazer. Nós estamos a trabalhar de uma forma muito profissional e o que eu quero é toda a gente a puxar para o mesmo lado. Eu, quando fiz esse apelo, foi numa altura e num contexto difícil, em que nós, todos juntos, era importante estarmos a lutar para o mesmo lado e foi isso que aconteceu. Conseguimos todos juntos. Eu tinha prometido que iríamos ficar em primeiro lugar. Mas foi conseguido porque nós estivemos todos juntos desde o primeiro ao último jogo daqueles 4 desafios. Sentiu-se que o Varzim precisava deles e quando o Varzim precisa deles, estão lá. É isso que nós queremos que estejam sempre lá. Nós vamos dar motivos para ficarmos satisfeitos no final.

O facto de terem equipas importantes de primeira liga no Torneio de Verão é para dar outro ritmo competitivo à equipa? Tentamos fazer uma seleção de equipas. Naturalmente, que tivemos a felicidade de trabalhar para isso também. E aqui, muito mérito da forma como a estrutura trabalhou, de ter equipas muito competitivas para jogarmos muito acima daquilo que é o nosso campeonato, para dar também já uma consistência diferente à equipa. É isso que nós pretendemos pôr uma equipa já com um ritmo muito alto e uma equipa que dê respostas, seja qual for o adversário, nós temos que estar preparados. Nós queremos que o nosso campeonato, um campeonato difícil, são 10 equipas, todas elas têm objetivos e o principal objetivo é ficar nos primeiros 4, que é o primeiro objetivo de todos e depois daqueles estarão objetivos necessariamente diferentes. Portanto, o Varzim está dentro desse enquadramento. Uma equipa que quer estar forte desde o primeiro ao último minuto e que quer passar a primeira fase do primeiro objetivo, à zona de subida. E depois nós cá estaremos e ainda vamos ser mais fortes.

No plano e trabalho já está em perspetiva algum treino aberto aos adeptos?

Hoje, estivemos a falar com o presidente e com André Geraldes. Há a possibilidade de abrirmos aos adeptos o jogo treino contra a equipa B, a realizar no próximo sábado, 8 de julho às 10h da manhã, no estádio Municipal.