GRUZIM: quatro décadas com serviço de excelência na construção civil (fotos)

0
3215

Fundada a 10 de novembro de 1980, a GRUZIM está a percorrer um caminho sólido há mais de quatro décadas. Localizada na zona de Barreiros, na fronteira entre a cidade e a freguesia de Amorim, a empresa sustenta credibilidade e destaca-se como referência no concelho da Póvoa de Varzim, quando o assunto é sobre máquinas e equipamentos para a construção civil.

Criada pelo patriarca da família Castro, Alberto Gonçalves de Castro, a história da GRUZIM começou a ser construída vários anos antes da sua fundação, quando a empresa ainda era referenciada no mercado por Largás, ramo de negócio na venda de eletrodomésticos e botijas de gás.

Com muito trabalho e dedicação, o negócio evoluiu, cresceu e expandiu-se. Passou a integrar a venda de ferramentas elétricas e máquinas de maior porte, para carpintarias e serralherias, além de máquinas e equipamentos para oficinas de automóveis.

A empresa familiar, que nasceu há 42 anos, foi constituída a 10 de novembro de 1980, quando Alberto Castro reuniu os seus três filhos, António, Rui e Jorge para fazer a escritura e formar a sociedade. “A palavra GRUZIM, nasceu de uma forma peculiar e curiosa, meu pai fazia frases e apresentava-nos para que juntos escolhêssemos o melhor nome para o negócio que nessa altura já caminhava para ser a empresa que é hoje”, lembra Rui Castro, atual administrador.

E prossegue: “Então uma destas frases foi ‘Gruas da Póvoa de Varzim’, em que as primeiras três letras da palavra gruas e as três últimas da palavra Varzim, deram origem a palavra GRUZIM”.

Família dona do negócio

Durante muitos anos as gruas foram as máquinas mais importantes nas vendas, na área da construção civil, mas após alguns anos deixou de ser objeto de uma venda e passou para um regime de aluguer, não perdendo a sua importância. Foi com esta importante alteração no negócio, que a partir desse momento, a empresa também começa um novo processo da sua atividade económica, que passou igualmente a trabalhar com o método de aluguer de equipamentos.

“O processo de crescimento da empresa, passou por várias etapas, até entrar no ramo das máquinas para a construção civil, começando pela antiga betoneira”, explica Rui Castro.

O atual gerente da GRUZIM salienta que a partir daí foi sempre a crescer o nível da oferta da gama de máquinas e serviços para a construção civil, “até que deixamos os outros ramos todos, primeiro foram os eletrodomésticos, depois desapareceu a carpintaria, a serralheria, até ao momento atual. Hoje o nosso negócio é totalmente dedicado à venda e aluguer de máquinas e equipamentos para a construção civil”.

Desde 2005 à frente da empresa, Rui Castro relembra o quão importante foram todas as etapas da empresa que nasceu há 56 anos, como Largás, até à fusão completa do negócio. “Os meus irmãos foram muito importantes para o desenvolvimento do negócio. Nunca me posso esquecer o valor do trabalho, tanto do António, como do Jorge, entretanto cada um pelas suas razões decidiu sair, primeiro o António, mais tarde o Jorge, realçando todo o mérito e valor do grande obreiro deste projeto, Alberto de Castro, o nosso pai. Entre 2002 e 2005, o meu pai e eu ficamos à frente da empresa. Quando o meu pai faleceu, eu, como sócio-gerente e a minha esposa, como sócia, ficamos à frente da firma”.

Presença no mercado nacional e internacional

Ao longo destes anos e mesmo antes de os meus irmãos se desligarem, a GRUZIM sempre manteve o foco na evolução e no crescimento, quer em melhores condições de trabalho, como na estrutura física, e acima de tudo nos princípios fundamentais da empresa, que se baseia na lealdade e respeito a fornecedores, clientes e funcionários.

Atualmente com uma área de quase seis mil metros quadrados, distribuídos em escritórios, armazéns, oficina e parque, conta com treze funcionários e uma presença importante no mercado nacional, além de manter negócios com França e Espanha.

“A firma nasceu com um certo tamanho e fomos sempre aumentando, na quantidade e condições de trabalho, tivemos a entrada de gente nova, para dar a evolução. Um dos meus projetos foi o de concretizar a centralização da firma. Tínhamos escritórios na Praça Luís de Camões, armazéns e oficinas em Barreiros, o que obrigava a uma gestão na logística”, salientou Rui Castro, que conseguiu em 2020 concentrar todo o funcionamento da GRUZIM em Barreiros, na Póvoa de Varzim. Desta decisão, o administrador refere que a empresa “melhorou muito todo o processo de atendimento a clientes e fornecedores”.

Empresa reconhecida

Ao longo destes 42 anos, além dos quatro sócios, muitos funcionários passaram e colaboraram no sucesso desta firma, “que é até hoje também o sucesso de cada uma das pessoas que cá passaram e dos que cá estão, porque sem eles, sem essa equipa toda, não era possível ter alcançado o que foi realizado ao longo deste tempo”, sublinha Rui Castro.

Prestes a completar 43 anos, o sucesso da empresa “que conquistamos é o que eu quero para o nosso futuro, que é ser igual ao que somos até hoje, se pudermos evoluir, muito bem, fico contente, se não pudermos evoluir fico contente na mesma em manter o sucesso conquistado até agora”, afirma com orgulho.

Para o empresário Rui Castro as raízes familiares estão sempre presentes na gestão do negócio da GRUZIM. “Tenho umas bases muito fortes que vem do tempo do meu pai com os meus irmãos, com os funcionários, aos que se juntam as minhas duas filhas, que poderão ser o seguimento como eu fui o continuador da firma em relação ao meu pai e aos meus irmãos.

Como empreendedor, Rui Castro deseja “continuar a atender os clientes com excelência para nos mantermos no mercado como tem sido até hoje: Atender da melhor maneira os clientes e fornecedores, olhar muito para o interior da firma desde os sócios até aos funcionários, sendo todos importantes para continuarmos esta linha de sucesso, que é o que também nos leva ao fim de 42 anos, sermos uma empresa reconhecida entre as PMEs líder, título que temos conquistado ao longo dos anos e agora com o reconhecimento de PME Excelência, prémio que muito nos orgulha e nos afirma que estamos no caminho certo”.

Contactos

Gruzim – Comércio de Máquinas Industriais Lda
Rua Comendador Francisco Quintas 686 – Barreiros
4495-604 Póvoa de Varzim

252 681 666

geral@gruzim.pt