O hino de S. Pedro de Rates foi apresentado na noite de sexta-feira durante a sessão da explicação do livro “Em Defesa do Culto a S. Pedro de Rates” – Dissertação de D. Frei Inácio de São Caetano, momento que decorreu na Igreja Românica.
A interpretação do hino foi da responsabilidade de um grupo de músicos, orientados pelo maestro Abel Carriço, e muito saudado pelas dezenas de pessoas que se associaram ao evento.
Do livro, o cónego José Paulo Leite de Abreu referiu “a importância de S. Pedro de Rates para a Diocese de Braga”, como as razões que levaram à retirada do Culto a S. Pedro de Rates do Calendário da Diocese de Braga e, que agora justificam o seu regresso.
Para Paulo João, presidente da Junta de S. Pedro de Rates, este retorno do Culto a S. Pedro de Rates ao Calendário da Diocese de Braga “é um dos momentos mais marcantes das últimas décadas para a vila de Rates”, referência que havia pronunciado a 23 de junho passado, quando o livro foi apresentado na cidade de Braga.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do ratense D. Roberto Mariz, nomeado Bispo da Diocese do Porto, e também responsável pelo regresso do Culto a S. Pedro de Rates ao Calendário da Diocese de Braga, como também do padre Manuel Sá Ribeiro, pároco de Rates, Luis Ramos, vereador da Câmara da Póvoa, que expressaram “a alegria por este momento que estamos a viver”, como o apoio à causa.