A Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, em colaboração com o Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, promoveu na manhã de quarta-feira (12) uma ação de sensibilização sobre segurança marítima e balnear, junto de 24 alunos do Centro de Estudos da Apúlia e de 25 crianças da Mala dos Afetos, de Vila do Conde.
Durante a ação, as crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, foram sensibilizadas para a adoção de boas práticas de maneira a prevenir comportamentos de risco em contexto balnear.
Numa publicação, a Autoridade Marítima Nacional explica que as crianças foram informadas por elementos do projeto ‘SeaWatch’ sobre as recomendações para a época balnear, como a “importância de frequentar praias vigiadas, de respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, das bandeiras de sinalização e sobre o que é um agueiro e como deverão agir”.
A ação abordou ainda a “importância das profissões de tripulante de estação salva-vidas e de Polícia Marítima, sobretudo no seu papel para a assistência à salvaguarda da vida humana no mar e nas praias”.
Estiveram envolvidos nesta atividade três tripulantes da Estação Salva-vidas, dois agentes da Polícia Marítima, dois militares do projeto ‘SeaWatch’ e um militar do projeto ‘Praia Segura’.