Feira de Artesanato de Vila do Conde dedicada aos 50 anos da geminação com El Ferrol

0
2411

A 45ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde está prestes a ser inaugurada, com abertura marcada para as 15 horas de sábado, 22 de julho. A Feira deste ano dedica particular atenção aos 50 anos da geminação entre Vila do Conde e a cidade espanhola de El Ferrol.

Esta cidade será convidada especial deste ano – “como meio século bem merece uma celebração muito especial, nada como receber o povo galego do Ferrol no nosso espaço mais nobre desta 45ª Feira Nacional de Artesanato”, explica a organização em comunicado.

Uma novidade da edição deste ano é que será realizado o Concurso Jovem Artesão, promovido pela Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e patrocinado pelo Crédito Agrícola.

O concurso visa premiar um trabalho numa das áreas do artesanato tradicional, incentivando a criatividade de jovens até aos 30 anos. Associa-se, também, à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia de Juventude 2026. O vencedor do Concurso Jovem Artesão será decidido até ao dia 30 de julho.

A 45ª Feira Nacional de Artesanato vai contar com cerca de duas centenas de artesãos de todo o país. Pela primeira vez, vai receber artesãos oriundos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena e Oleiros (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).

A 30 de julho, Dia da Rendilheira, várias dezenas de rendilheiras vão mostrar ao vivo, em vários locais do recinto, como nascem as rendas de bilros, “o ex-libris do artesanato de Vila do Conde”.

Destaque ainda para as Jornadas Gastronómicas, que permitem aos visitantes percorrer o país de Norte a Sul, fazendo uma viagem por várias iguarias da Cozinha Portuguesa.

O evento, que decorre até 6 de agosto, tem entrada livre e decorre nos Jardins da Avenida Júlio Graça. Estará aberta de segunda a quinta-feira, entre as 17 horas e a meia-noite. Às sextas, sábados e domingos abre mais cedo, às 15 horas, encerrando à mesma hora.