O Hospital da Luz da Póvoa de Varzim ofereceu, na manhã desta sexta-feira (21), um desfibrilador (DAE) e material hospitalar aos Delfins – Associação de Nadadores-Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. O DAE será colocado na praia de Azurara, “uma das praias que tem um maior número de incidências no país”, segundo Carlos Ferreira, presidente da Associação.
“Isto é muito importante para nós, porque este tipo de mecanismo dá uma segunda oportunidade às pessoas”, afirmou, ao admitir que a obtenção de um DAE era “algo que há muitos anos ansiávamos e agora, com a parceria com o Hospital da Luz, efetivamente conseguimos ter vários equipamentos que façam a diferença em salvar vidas”.
Sérgio Viana, administrador do Hospital da Luz, referiu que “este contributo é pequenino”, “uma pequena gota, mas se todas as entidades, todas as empresas, conseguirem contribuir um bocadinho”, a ajuda será grande. “Esperamos com isto dar um exemplo para que outras empresas façam exatamente a mesma coisa”, indicou.
“Com esta parceria e com este protocolo com o Hospital da Luz, vamos fazer a diferença. Vamos ter meios adequados para prestar assistência aos banhistas e às nossas comunidades”, garantiu João Pinheiro, formador d’os Golfinhos. “Nestas situações, temos de ter tempo para agir e quanto mais rápido nós possamos o socorro, fazemos toda a diferença”, terminou.