Construção de 24 fogos habitacionais em Penalves aprovada por entidade gestora

0
2565

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), entidade que coordena e monitoriza a política nacional de habitação, aprovou o projeto para a construção de 24 fogos habitacionais na rua Belarmino Pereira, na zona de Penalves, em frente à Escola Básica Cego do Maio. O concurso público pode agora ser aberto, num valor de 3,4 milhões de euros.

A informação foi adiantada em reunião do executivo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, realizada na terça-feira. No final da reunião, aos jornalistas, o presidente da autarquia explicou que estes 24 fogos fazem parte das 150 habitações a construir na zona.

“Este é o primeiro dos projetos de construção. Nós temos 24, mais 22 a seguir, que é o processo que se segue e, portanto, depois ainda temos as outras que completam as 150, que são as de custos controlados, para a quais nós pedimos também ao IHRU financiamento para a execução dessa obra”, disse Aires Pereira.

De acordo com o edil, “imagino que até ao final do ano tudo esteja resolvido e que os concursos possam ser lançados”. Entretanto, “com este financiamento, assinaremos agora o contrato e lançaremos o concurso. Conto lançá-lo ainda este mês”, adiantou.

João Trocado, vereador do Partido Socialista, explicou que estes 24 fogos “têm um custo médio de 150 mil euros por fogo e, desse valor, 94% é assumido pelo Estado, ou seja, pelo PRR, pelo Ministério da Habitação, e 6% com fundos próprios da Câmara”.

“Este contrato será o primeiro passo para que, a seguir, se possa abrir concurso público. Esperamos que seja o mais cedo possível e o mais breve possível, que esteja tudo pronto da parte da Câmara, que não tenhamos de esperar para que a obra possa avançar, quer a parte urbanística, quer a parte de construção destes primeiros 24 fogos”, disse.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).