Os 37 novos radares da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 12 dos quais de velocidade média, entram em funcionamento a partir da meia-noite desta sexta-feira, 1 de setembro. Estes radares fazem parte do primeiro lote de um total de 62 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), que vão duplicar a capacidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, de 61 para 123 (LCV).
Os restantes radares ainda não têm data para entrar em funcionamento.
Os radares estão sinalizados na estrada e constam também do site www.radaresavista.pt.
Dos 62 novos locais de controlo de velocidade, 23 são de velocidade média e estão colocados “em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea”, diz a ANSR.
Cerca de 70% dos 62 novos radares estão instalados fora das autoestradas: na sua maioria, estão em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares, “que concentram 47% das vítimas mortais”.
A instalação destes 62 novos LCV está a ser realizado pela ANSR em 50 locais, num montante de 5,6 milhões de euros, que inclui a manutenção de todo o SINCRO até ao final de 2026, as também pela Ascendi em sete locais e pela Infraestruturas de Portugal em dois locais.
“O esforço conjunto e articulado destas entidades insere-se na política nacional de combate à sinistralidade e no entendimento de que a cooperação entre todos é o único caminho para atingir os objetivos a que nos propomos de redução da sinistralidade rodoviária”, acrescenta a ANSR.