Juvenorte convida mulheres a reassumirem tradição e vestirem ‘lenço de merino’ nas festas de S. José

0
2699

Para o próximo domingo, dia da Procissão de S. José, na Póvoa de Varzim, a associação do Bairro Norte da cidade convida as mulheres poveiras que usem na passagem da procissão e nos atos religiosos, “o lenço de merino; ‘lenço chinês’ ou cachené”, para recuperar uma tradição de várias décadas, entre o último quartel do século XIX e a primeira metade do século XX.

A Juvenorte pede às “Poveirinhas P’la Graça De Deus”, que “durante os atos religiosos e durante a Procissão de São José, a usarem sobre a sua indumentária atual e sobre os ombros, um lenço chinês”.

Lembra a Juvenorte, que os lenços, “eram utilizados no traje domingueiro e no traje de trabalho da pescadeira, ou da “banheira”, bem como no traje de romaria e festas, particularmente pelas Tricanas – nestas, pelas costas”.

Por sua vez, e associando-se a esta festa em honra de São José, os moradores da Rua António Graça estão a preparar um tapete de rua que pretende “render de preito ao Castíssimo São José e homenagear a fé das mulheres da Póvoa de Varzim”, explica a JuveNorte, associação que apoia a iniciativa.