Câmara prevê abrir creche em setembro de 2024 no antigo edifício da Obra de Santa Zita

0
1274

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim aprovou, na reunião do executivo realizada na segunda-feira, a minuta de contrato para a aquisição do antigo edifício da Obra de Santa Zita, na rua Rocha Peixoto.

Lembre-se que a intenção de adquirir o edifício foi anunciada pelo Município há duas semanas. O objetivo será instalar no imóvel uma creche, os serviços de coesão social da autarquia e também a sede da Polícia Municipal. O edifício custa 1,1 milhões de euros.

Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa, explicou os próximos passos a tomar. “Em primeiro lugar, precisamos de fazer o contrato-promessa e depois a respetiva escritura. Isto ainda tem uma tramitação burocrática, que é ir à próxima Assembleia Municipal, ter o visto do Tribunal de Contas, a ver se até ao final do ano teremos esta parte. Depois, precisamos que nos permitam, quando fizermos o contrato-promessa, ocuparmos o edifício para podermos começar a trabalhar”.

“De seguida, precisamos de licenciar a nova creche, uma vez que será necessário fazer algumas adaptações, o que não nos impede de nesta fase já estarmos a trabalhar no projeto, bem como na deslocação dos serviços, quer seja da própria polícia municipal, quer seja dos serviços sociais, nomeadamente os que resultam destas novas competências. Queríamos centralizar todos estes serviços para que as pessoas tenham só um sítio onde se dirigir, e onde possamos também acolher os diversos projetos que temos em funcionamento”, disse. O objetivo é que, “até meio do próximo ano”, todos estes passos estejam concluídos.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).