Obras na escola dos Sininhos obrigam a deslocar alunos para a Flávio

0
1604

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e vereador com o pelouro da Educação, garantiu, no final da reunião de executivo realizada na segunda-feira da semana passada, que o Município tem “tudo preparado” para iniciar o ano letivo. Este ano escolar é marcado pelas obras na Escola dos Sininhos. Os alunos terão, durante este ano, aulas em contentores na Flávio Gonçalves. A previsão é que as obras acabem no final do próximo ano; seguem-se, depois, obras na Escola do Desterro.

Na semana do arranque do ano letivo, está tudo pronto?

No que compete à Câmara Municipal, claro que está. É normal que haja sempre alguns pais que entendem que é preciso fazer-se mais isto ou mais aquilo, mas a Câmara Municipal e os diretores de todos os agrupamentos de escolas e escolas secundárias, estão preparadíssimos para começar o novo ano letivo.

O que tem a ver com professores, é com o Ministério da Educação, mas ao nível dos funcionários e da nossa planificação para o ano letivo, está tudo preparado. O transporte dos alunos também está assegurado, como o apoio em material escolar e em fichas dos livros. A Câmara já decidiu também apoiar o escalão A de forma gratuita, enquanto para o escalão B só pagam metade.

Quanto aos edifícios escolares, temos a Escola dos Sininhos, que dentro em breve irá entrar em obras para adaptar às novas necessidades de um horário normal das escolas. Esses meninos irão ser direcionados para a Escola Flávio Gonçalves. Já estão montados os contentores, que são belíssimas salas. Já estivemos lá a ver com as senhoras professoras do primeiro ciclo, e elas também estão contentes com as novas instalações, que serão provisórias.

Estima-se que estes alunos passem o ano todo na Flávio?

Sim, eles vão estar na Flávio Gonçalves, onde vão usufruir da cantina em horários diferentes dos mais velhos, como acontece em S. Pedro de Rates, escola que está dentro da escola do 2º e 3º ciclo. Para além disso, terão acesso à biblioteca da Flávio Gonçalves e a todas as instalações da Flávio Gonçalves, incluindo o pavilhão. Portanto, neste momento, estão muito melhores do que estariam nas condições que a Escola dos Sininhos tem.

Para este ano letivo, para além da Escola dos Sininhos, há mais algum projeto?

Neste momento, o nosso plano é resolver a questão dos horários duplos. Para já, é a Escola dos Sininhos. Depois, no próximo ano, mal acabe a Escola dos Sininhos, vamos fazer o mesmo processo com a Escola do Desterro. Temos de criar condições na escola para termos refeições para os meninos e todo o apoio que seja necessário. Para já, vamos eliminar o horário duplo da Escola dos Sininhos. A seguir, será o horário duplo da Escola do Desterro.

Prevê que no próximo ano letivo, ou seja, de hoje a um ano, a escola dos Sininhos já esteja remodelada?

Não sei se de hoje a um ano, mas estamos a tentar fazer com que, pelo menos durante o ano oficial, até dezembro do próximo ano, consigamos ter as obras prontas. Aliás, já dissemos isso às senhoras professoras, e é essa a nossa perspetiva.