A Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim festejou, no domingo, 1 de outubro, o seu 75º aniversário. A data foi celebrada com uma missa, presidida por Roberto Rosmaninho, bispo auxiliar do Porto, em honra dos administradores, associados e colaboradores já falecidos.
Depois, teve lugar o descerramento da placa comemorativa nas instalações de Amorim, onde foi içada a nova bandeira com o novo logotipo da instituição. Seguiu-se um almoço, no espaço AGROS, com a presença de mais de 300 pessoas, entre as quais o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, Aires Pereira, presdente da Câmara da Póvoa de Varzim, e Idalino Leão, pesidente da AGROS.
José Campos, presidente do Conselho da Administração da agora denominada Varzicoop, lembrou que “a realidade de hoje é muito diferente de há 75 anos ou dos anos 90. Há 75 anos, havia muita fome, não havia dinheiro e o que se produzia era insuficiente. Nos anos 90, os agricultores estavam em evolução na mecanização e na maneira como produziam e ganhavam dinheiro”.
“Hoje, os agricultores são obrigados a fazer grandes investimentos, a crescer para se tornarem sustentáveis, com obrigações burocráticas enormes e, embora movimentando muito dinheiro, o que fazem é uma troca de dinheiro”, apontou José Campos. Reportagem na edição de 4 de outubro do jornal MAIS/Semanário.