Conduzir com a capota aberta, sentir a brisa a voar por entre o cabelo e escutar o sussurro do asfalto é uma experiência incomparável – os carros descapotáveis são um símbolo de luxo e de liberdade.
No entanto, antes de mergulharmos de cabeça neste extraordinário universo dos automóveis, existem algumas considerações essenciais a fazer.
Ao longo deste artigo, guiá-lo-emos pelos cinco principais aspetos com que deverá familiarizar-se antes de efetuar a sua compra.
1. Existe mais do que um tipo de capota
O mercado coloca à disposição toda uma variedade de capotas, pelo que se torna fundamental entender as nuances das mesmas, de modo a poder tomar uma decisão inteiramente informada.
Os tipos mais comuns incluem:
● Capotas de lona
Sendo fabricadas precisamente a partir de lona, são muito mais facilmente rebatíveis e muito menos custosas; contudo, poderão requerer uma manutenção mais frequente, particularmente quando expostas a condições atmosféricas adversas.
● Capotas metálicas
Este género de capota costuma ser mais pesado e de operacionalização automática; apesar dos preços elevados, proporciona umas melhores insonorização e climatização, para além de, naturalmente, ser considerado mais seguro face a fatores externos como o estado do tempo ou o vandalismo.
Antes de tomar a sua decisão, tenha em consideração o clima da região em que vive, devendo também ponderar as condições do local onde irá estacionar o seu veículo e o orçamento de que dispõe.
2. As carências de manutenção são particulares
Ser proprietário de um descapotável significa estar disposto a efetuar operações de manutenção bastante características; por exemplo, as capotas para carros encontram-se substancialmente expostas aos fenómenos da natureza, o que exige cuidados não só frequentes, mas também adicionais.
Mantenha a capota limpa e procure por sinais de rasgos ou desgaste; mais ainda, tal como recorreria aos serviços de um eletricista auto em caso de problemas eletrónicos, conhecer um especialista perito em carros descapotáveis poderá ser benéfico.
3. Considerações de segurança
Os automóveis descapotáveis são muitas vezes um alvo fácil para larápios, dada a sua falta de robustez (particularmente, se optar por uma capota de lona).
Ao estacionar em espaços públicos, certifique-se sempre de que a capota está fechada e trancada; investir em mecanismos de segurança adicionais (como um sistema de alarme avançado) ou estacionar em áreas bem iluminadas são medidas que potencialmente poderão dissuadir pessoas mal-intencionadas.
4. Há que atentar às características de cada estação do ano
Uma das maiores alegrias de conduzir um automóvel descapotável é poder desfrutar dos dias solarengos de verão; contudo, não deve deixar de pensar na adequação do mesmo a outras estações, especialmente as chuvosas.
Os carros descapotáveis têm vindo a evoluir cada vez mais com o passar dos anos, pelo que, atualmente, a grande maioria oferece um excelente isolamento contra as intempéries; em todo o caso, nunca é de mais verificar se, de facto, o habitáculo se encontra salvaguardado de potenciais fugas.
5. O valor comercial sofre alterações substanciais
Os veículos descapotáveis tendem a registar uma quebra do seu valor comercial bastante superior, comparativamente aos automóveis de carroçaria comum.
Tal como os anteriores, este é mais um aspeto que convém ter em conta, caso pretenda vender a sua viatura posteriormente; fatores como a idade do carro, as condições da capota e o estado de manutenção na generalidade podem impactar drasticamente o respetivo valor de mercado.
6. Em conclusão
Adquirir um descapotável não consiste apenas em querer aproveitar as vantagens de conduzir a céu aberto – deve também ponderar as vicissitudes inerentes a uma viatura deste género.
Ao desfrutar dos prazeres únicos de um descapotável, é fundamental que tenha em mente algumas considerações relativamente à sua experiência de condução:
● Tome atenção ao ruído
Reproduzir música ou conversar num volume elevado acaba por perturbar os demais utentes da via pública, como são outros condutores e peões, já para não falar dos residentes.
Lembre-se de que, com a capota recolhida, tudo o que se passa no habitáculo torna-se bastante mais audível.
● Não se distraia
Ao conduzir num ambiente a céu aberto, é normal que o olhar queira desviar-se; no entanto, na qualidade de condutor, já sabe que deve sempre manter o foco na estrada e adotar uma postura defensiva face a outros condutores e peões.
● Estacione sempre com a capota fechada
É muito mais seguro estacionar o seu veículo com a capota fechada – ao fazê-lo, não só estará a prevenir potenciais atos de vandalismo, como também a proteger o habitáculo de alterações súbitas das condições atmosféricas ou de outros fatores como dejetos de aves e indícios de resina.
Ao ter em conta o tipo de capota, as necessidades de manutenção, medidas de segurança adicionais, o desempenho ao longo do ano, as variações do respetivo valor comercial e ainda as considerações adicionais supra, encontrar-se-á capacitado para tomar uma decisão informada que garantirá que o seu descapotável lhe trará as maiores alegrias por muitos e longos dias de sol.
Está preparado para partir à descoberta do mundo dos carros descapotáveis? Dirija-se a uma plataforma de classificados automóveis de renome e dê início à sua viagem hoje mesmo!