Procissão à noite “sem andores nem anjinhos” assinala 400 anos da Confraria do Santíssimo Sacramento

0
3628

Os 400 anos da Confraria do Santíssimo Sacramento da Matriz da Póvoa de Varzim serão celebrados com uma Procissão Eucarística, que sairá da Igreja Matriz às 21h do dia 21 de outubro, sábado.

Na cidade não existe nenhuma procissão à noite, à exceção da Procissão do Enterro do Senhor, igualmente organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento. Visto ser um marco importante para a Confraria, decidiram que este momento fosse celebrado também no silêncio da noite, o que dará uma vivência e interiorização cristã mais forte a quem nela participará.

Esta procissão não terá um trajeto muito longo: irá sair da igreja Matriz logo após a Eucaristia Solene, que começa às 20h, passará pela Câmara Municipal onde será efetuada uma pequena locução, seguirá pela Rua Paulo Barreto, estrada nacional 13, até aos semáforos junto às bombas de gasolina, e depois segue caminho até à Capela de São Tiago. Voltará, entretanto, à Praça do Almada em direção ao Museu Municipal e terminará com a bênção na Igreja Matriz.

O cortejo vai abordar os primórdios da Confraria até aos dias de hoje, através de vários quadros representativos, e vai contar com a presença de 30 Confrarias do Santíssimo Sacramento de diversas paróquias da arquidiocese de Braga e do Porto.

Procissão sem andores e anjinhos

Manuel Milhazes, juiz da Confraria do Santíssimo Sacramento, garantiu que vai ser uma procissão diferente, visto que “não haverá andores, nem anjinhos”, mas que a população poderá esperar uma procissão que vai contar a história detalhada da Confraria.

A organização apela que nessa noite “a população em geral faça parte desta procissão, percorrendo connosco as ruas da cidade, entoando cânticos e louvando o Santíssimo Sacramento”.