Vítor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, anunciou que a Câmara vai avançar com as obras de requalificação de infraestruturas e urbana na zona das Caxinas e Poça da Barca. Será um investimento de cerca de 4 milhões de euros que irá começar no início de 2024.
A construção de infraestruturas também será um dos objetivos, o que vai garantir a capacidade de drenagem e a total desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, de forma a evitar as cheias quando há intempéries, como se verificou na semana passada. A obra de requalificação, segundo Vítor Costa “irá tornar aquela área mais segura, acessível e atrativa para os habitantes e visitantes”.
A obra está, atualmente, em fase de projeto e vai abranger os seguintes arruamentos: Rua das Violetas; Rua das Rosas; Rua das Dálias; Rua da Alegria; Rua dos Mareantes; Rua Infante Santo; Travessia da Poça da Barca e Rua S. Pedro Pescador.
Ao nível das infraestruturas o foco está em erradicar a acumulação de lençóis de água e as cheias frequentes nessas ruas devido ao facto de estarem localizadas numa zona vulnerável, pela situação morfológica.
A requalificação urbana vai passar pela cobertura de todos os arrumamentos de infraestruturas e arranjos urbanísticos com maior segurança para condutores e para pedestres, com especial atenção para a circulação pedonal.
A obra, que arrancará no início do próximo ano, será feita pela Câmara Municipal conjuntamente com a Indáqua, a ERedes e a Portgás.