A chuva intensa que se sentiu durante a noite e manhã desta quinta-feira (26) chegou a alagar algumas ruas na Póvoa de Varzim e nas Caxinas e Poça da Barca. O distrito do Porto está sob aviso laranja até às 12 horas devido à precipitação persistente.
Contactado pelo MAIS/Semanário, o comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Joaquim Moreira, indicou que “felizmente não há ocorrências a registar”.
Contudo, a chuva encheu algumas ruas, nomeadamente a Rua do Século, Póvoa, e a Rua da Alegria, Caxinas/Poça da Barca, como demonstram a foto e vídeo abaixo.
Na semana passada, aquando da passagem da depressão Aline, já se tinha verificado o alagamento da Rua da Alegria, conforme noticiado.
Lembre-se que a Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou, na segunda-feira, obras para evitar inundações na zona das Caxinas e Poça da Barca, num investimento de cerca de 4 milhões de euros. As obras arrancam no início de 2024.
Na última reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, falou sobre as cheias na zona Sul da cidade, dizendo que várias situações contribuem para o anormal escoamento da zona, nomeadamente uma obra a concretizar pela Metro do Porto para o escoamento das águas.
Mesmo assim, garantiu que “são sempre situações pontuais, ali durante 5, 10 minutos, um quarto de hora, até porque nós reforçamos bastante o escoamento naquela zona e temos alguma capacidade para aquelas águas irem, através do coletor da Rua do Século, para o mar”.
“Mas quando chove 90 litros por metro quadrado, como ainda se registaram na semana passada em algumas cidades deste país, a água não tem por onde sair. Não vale a pena acharmos que isto que se resolve com a limpeza de um bueiro ou com mais um coletor. São situações para as quais nós não estamos preparados nem se calhar iremos estar, porque são situações extremas”, afirmou.