Foram anunciados no domingo (29) os 15 artistas vencedores da edição de 2023 da Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC). Os vencedores foram revelados numa gala decorrida no Teatro Municipal de Vila do Conde.
Ruben Esteves foi o vencedor da dimensão artística Arte Digital, com a obra ‘Blooming light’, e Clarisse Silva foi a galardoada da Arte Têxtil, com ‘Abrigo temporário’. No Cinema, Afonso Rapazote Flores Simões Saraiva e Bernardo Rapazote Flores Simões Saraiva foram distinguidos, com o trabalho ‘A Febre de Maria João’, e na categoria Cruzamento Disciplinar, as vencedoras foram Inês Carneiro (n!cho), Sara Neves (n!cho), Carolina Viana (redoma), Joana Rodrigues (redoma) e Mariana Vasconcelos, com ‘gesto’.
Na Dança, os vencedores foram Miguel Ramos Santos e Beatriz Marques Aparício Mira da Silva, com ‘Atopos’, e o prémio da área da Escultura foi atribuído a Bárbara Rosário pelo trabalho ‘Flexão’. Inês Lopes ganhou a categoria Fotografia, com ‘Imersão’, Rui Mota a Gastronomia com ‘Ilusão da Gastronomia Molecular’, e no Humor, o vencedor foi Diogo Monteiro com ‘Perder a Linha’.
Daniela Mata foi a galardoada na área da Ilustração, com ‘GLACIALIS’, tal como M.L. Vieira na Literatura, com a obra ‘2518’. Os vencedores da categoria Moda foram Martim Contone, Francisca Santos e Mafalda Simões, com ‘Entulho’, e o prémio da Música foi para Ana Roque Antunes pelo trabalho ‘De Onde Venho’. Juliana Julieta venceu a categoria Pintura, com ‘Puppy Love’, e Leonor Wiborg a categoria Teatro, com ‘O Templo de Enrolar Um Cigarro’.
Cada um dos galardoados recebeu um prémio no valor de mil euros. O prémio inclui também uma entrevista individual a ser publicada no Gerador, 50% de desconto nos cursos e workshops da Academia Gerador durante um ano, um ano de Cartão Jovem, ações de visibilidade e um programa de capacitação e de experiências profissionais. Pode consultar a lista de vencedores mais abaixo.
A gala de prémios encerrou os três dias da MNJC, onde mais de 120 artistas emergentes apresentaram os seus trabalhos entre os dias 27 e 29 de outubro.
As várias obras estiveram patentes em quatro espaços diferentes: no Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude de Vila do Conde, onde estiveram expostos trabalhos das categorias Arte Digital, Arte Têxtil, Cruzamento Disciplinar, Escultura, Fotografia, Ilustração e Pintura, e ainda no Teatro Municipal e no Pátio Café, que acolheram apresentações dos artistas das áreas de Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro.
Além destas performances e da exposição, o evento contou ainda com uma masterclass, visitas guiadas e uma ação de networking.
A MNJC é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, organizada pelo Gerador numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.