O Município da Póvoa de Varzim, enquanto representante da Igreja Românica de S. Pedro de Rates, aderiu formalmente à Federação Europeia dos Sítios Cluniacenses, anunciou a autarquia na segunda-feira (6). A Câmara mais adiantou que a Federação está a preparar uma candidatura a Património Mundial da UNESCO.
“Neste momento, a Federação Europeia dos Sítios Cluniacenses prepara uma Candidatura Europeia a Património Mundial da UNESCO, com a colaboração dos vários municípios e entidades aderentes, de forma a distinguir os principais monumentos e sítios historicamente ligados à Ordem de Cluny”, lê-se num comunicado da edilidade poveira.
A candidatura integra 113 monumentos e sítios cluniacenses na Europa, na sua maioria franceses. A Igreja de S. Pedro de Rates, monumento nacional desde 1910, é o único monumento representativo da obra de Cluny em Portugal.
“O Município, como membro ativo da Federação, procederá brevemente à colocação, na freguesia de Rates, de sinaléticas específicas indicativas e interpretativas da Federação Europeia dos Sítios Cluniacenses”, garante também a autarquia.