Festival Internacional de Solos arranca com surpresas

0
1766

O Festival Internacional de Solos (FIS) regressa à Póvoa de Varzim de 23 a 26 de novembro, e esta que é a 8ª edição promete trazer algo novo ao público.

Para além dos momentos musicais, dos teatros e do cinema, este ano, o FIS acrescentou ao seu programa os workshops multidisciplinares, que vão decorrer durante todo o mês de novembro. O primeiro workshop vai levar a cabo a manipulação de marionetas e realiza-se no dia 21 de novembro, às 18 horas, na Sala de Ensaios de Cine- Teatro Garrett e contará com a presença do formador Ivo Romeu Bastos.

O segundo workshop está marcado para o dia 22 de novembro, às 18 horas, no subpalco do Cine-Teatro Garrett, vai abordar a dança e o formador é Adrián Vega. Os workshops são de inscrição obrigatória e têm um custo.

No dia 23 de novembro, às 21h45, é com cinema que se faz o pontapé de saída do FIS. O filme escolhido é ‘Os filhos de Isadora’, que vai passar na Sala Principal do Cine-Teatro Garrett. Esta iniciativa tem a parceria do Cineclube Octopus.

No dia seguinte, 24 de novembro, às 21 horas, a voz de Ana Arsuaga, de Verde Prato, vai encher a Sala Principal do Cine-Teatro Garrett. No final deste espetáculo, entra em palco, às 22h15, o artista Adrián Veja que proporciona, ao público, um momento de dança.

No terceiro dia do festival (25), às 18 horas, sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett a companhia de Palmilha Dentada, para apresentar a peça ‘O Guardião do Rio’. No mesmo dia, em outro cenário, no subpalco do Cine-Teatro Garrett, Ivo Nicolau traz um pouco da arte do circo, com a apresentação de ‘Oqnepomnozcanc- o que não era para o Manel, nem o Zé comeu, aliás ninguém comeu’. Para terminar o dia, às 21h50, Joana Couto e Leo Calvino apresentam o projeto de teatro ‘Sinto muito’, que terá lugar na Sala Principal do Cine-Teatro Garrett.

No último dia (26) o FIS vai até ao Diana Bar, onde, a artista Àfrica Llorens apresentará um espetáculo denominado ‘Foradada’, às 16 horas. O palco do próximo espetáculo, que está marcado para as 18 horas, é a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto que recebe a peça de teatro interativa ‘Todas as coisas extraordinárias’, de Joana Pupo.

Certame fecha com música

Será com música que o FIS encerra, às 21 horas, na Sala Principal do Cine-Teatro Garrett: o músico Eu. Clides vai trazer um pouco de Cabo Verde ao evento cultural.

As iniciativas paralelas previstas para a 8ª edição do festival passam por uma exposição, que estará aberta ao público desde o dia 10 de novembro, intitulada ‘O (M)ar’, de Filipe Laranjeira e que vai estar no Cine-Teatro Garrett e na Mercearia Paulino. ‘Macaquinho de Chinês’ será apresentado pela bailarina Ana Isabel Castro, no dia 11 de novembro, às 18h30, na loja Malhão, em Vila do Conde. Estas atividades serão desenvolvidas em parceria com a montra – Mostra de Arte Contemporânea de Vila do Conde.