O Grupo Recreativo Regufe está presente este fim de semana, em Ourém, no 19º Encontro Nacional de Associações Juvenis, com uma comitiva de 26 elementos, naquela que é a maior representação de uma coletividade neste evento que reúne centenas de jovens.
Entre vários temas em análise, os cerca de 800 jovens presentes estão a debater a economia social e preocupadas com o financiamento. “Existem alguns problemas e algumas limitações do ponto de vista do financiamento”, o presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Marco Santos, considerando que esta é a “grande questão”.
Para o dirigente da FNAJ, a “atualização de alguns dos apoios que o Estado tem para a iniciativa jovem, para o programa de apoio às associações juvenis, que já há praticamente mais de uma década não sofre qualquer atualização”, é um tema que preocupa as associações juvenis, e acrescenta: “Temos o mesmo número de associações a candidatarem-se a estas linhas e quando temos contextos inflacionários como os mais recentes, torna-se ainda mais iminente esta necessidade de atualizar estes mesmos apoios”, declarou.
Os trabalhos estão a decorrer no Teatro Municipal de Ourém, e a sessão de abertura desta manhã de sábado conta com a presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.