Há 25 anos “unidos pela paz” na Póvoa de Varzim

0
1784

O Encontro pela Paz vai regressar à Póvoa de Varzim, nos próximos meses de dezembro e janeiro, para várias iniciativas e cerimónias em prol da paz no mundo. O programa do evento, que celebra 25 anos, foi apresentado na quarta-feira (15).

Mário Ferraz, mentor do Encontro, revelou o tema da edição deste ano: o Direito à Vida. “Temos de agir pela diferença e sempre numa causa justa e real. Não tenhamos medo, o direito à vida cumpre-se também pela atitude e pela justiça, sem temores e é nas decisões e responsabilidade individual que temos de optar pela dignidade, não tenhamos medo da mudança”, considera.

No ano que assinala o quarto de século do Encontro, as iniciativas arrancam no dia 6 de dezembro, com a inauguração da exposição ‘Direito à Vida’ no Diana Bar. No mesmo dia, será também inaugurada a ‘Árvore da Paz’, no Pavilhão Municipal e no Diana Bar: nela, todos os poveiros e não só são convidados a deixar mensagens de paz.

O programa inclui ainda a Cerimónia Encontro pela Paz (10 de dezembro) – que vai incluir a colocação de flores brancas na Taça da Paz – e as comemorações do Dia Mundial da Paz (1 de janeiro do próximo ano) – quando será feito um minuto de silêncio e as flores brancas serão lançadas ao mar.

O Encontro pela Paz é encerrado a 6 de janeiro de 2024, no Diana Bar. Aí, a exposição inaugurada um mês antes será encerrada, numa sessão que vai contar com a projeção de um filme sobre alguns momentos do Encontro e a entrega de diplomas e certificados de agradecimento.

Com mais uma edição do Encontro pela Paz, renova-se a “esperança num mundo melhor”.