Veja aqui por onde passam as linhas da nova rede de autocarros

0
29803

A UNIR, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), lançou um site para identificar as paragens e as 439 linhas de autocarro que vão substituir as atuais. A nova rede entra em circulação a 1 de dezembro.

O site, que pode consultar ao clicar aqui, permite pesquisar, em cada um dos concelhos da AMP (exceto o Porto) ou em cada uma das freguesias, os números das linhas dos atuais operadores privados na região, e o respetivo novo número do autocarro. Para tal deve aceder ao conversor de linhas, disponível aqui.

A UNIR vai utilizar quatro dígitos para identificar as linhas, seguindo uma lógica de atribuição por concelho, e contará com autocarros azuis, brancos e pretos em toda a AMP. À Póvoa de Varzim ficou atribuído o código de linha 30XX e 33XX (linha urbana) e a Vila do Conde o código 35XX.

Quanto às paragens, as indicações de linhas nos postes terão uma configuração semelhante às da STCP: identificação da zona Andante, nome e código da paragem, número das linhas e destinos. Nas paragens, também estarão afixados os horários previstos de passagens das linhas.  Para além disso, os horários em tempo real poderão ser consultados numa aplicação móvel.

Lembre-se que o passe mensal municipal terá o custo de 30 euros e o passe mensal metropolitano custará 40 euros. No entanto, há descontos previstos – que pode consultar aqui.

A AMP vai desembolsar um total de 311,6 milhões de euros ao longo de sete anos no âmbito da nova rede de transportes públicos rodoviários, segundo os contratos. O preço base do concurso público era de 394 milhões de euros, pelo que a AMP pagará um preço 82,4 milhões de euros abaixo do previsto aquando do lançamento do procedimento, em 2020.