A equipa de investigadores na qual se integra Diogo Vaz Leal, investigador poveiro de 33 anos, ganhou o prémio de Melhor Comunicação Oral na área da Hemodiálise do Encontro Renal da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, que está a decorrer no Porto até sábado (18).
Esta é a segunda vez consecutiva que o poveiro, investigador na área do exercício na doença renal crónica no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano e diretor do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto na Universidade da Maia, obtém esta distinção.
O prémio foi alcançado com o trabalho ‘Associations between physical activity, physical function and markers of bone metabolism in haemodialysis patients: a preliminary cross-sectional study’, que estuda as relações entre a atividade física e o metabolismo ósseo em pacientes que fazem hemodiálise.
Para Diogo, “esta distinção vem realçar o impacto que a investigação na área da fisiologia do exercício tem vindo a ter como coadjuvante terapêutica no âmbito da rotina clínica de doentes em hemodiálise”.