MAPADI recebe Prémio de Excelência pelas práticas inclusivas para pessoas com deficiência

0
2592
Foto: José Alberto Nogueira

O Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), da Póvoa de Varzim, foi distinguido com o Prémio de Excelência pelo desenvolvimento de práticas inclusivas para pessoas com deficiência. A distinção foi atribuída na Cerimónia de Entrega de Prémios Marca Entidade Empregadora Inclusiva, realizada na terça-feira (28) em Lisboa.

Sete instituições foram distinguidas com o Prémio de Excelência, enquanto 54 entidades receberam a distinção de Marca Entidade Empregadora Inclusiva. Entre estas, encontra-se os Municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e também a Junta de Freguesia de Vila do Conde.

A Marca é atribuída aos empregadores que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam, por práticas de referência, nos dois anos anteriores ao da candidatura, nos seguintes quatro domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade.

Para ser atribuída a Marca Entidade Empregadora Inclusiva, é necessário acumular 200 pontos (pontuando em todos os domínios) na classificação pelo júri. Já para receber a Menção Excelência, é necessária uma classificação mínima de 300 pontos e obtenção de pelo menos 50% dos pontos possíveis em cada um dos domínios.

Das 162 entidades empregadoras candidatas, o universo das pessoas trabalhadoras ao serviço é de 99.448, das quais 3.251 são pessoas trabalhadoras com deficiência (3,3%). Comparando com a edição anterior, realizada em 2021, o número de entidades candidatas aumentou cerca de 23%, e o número total de pessoas trabalhadoras ao serviço nas entidades promotoras aumentou cerca de 135%. Isto acontece devido à presença de entidades de maior dimensão – o número médio de pessoas trabalhadoras por entidade passou de 320, em 2021, para 614 na edição em apreço.