Lipor quer criar cluster dedicado à economia circular em Laúndos

0
1683

A Lipor, Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, pretende criar um cluster empresarial dedicado à economia circular em Laúndos. O projeto será edificado no terreno pertencente à Lipor, entre a zona industrial e o aeródromo, que estava destinado à construção de um aterro sanitário.

A informação foi avançada na reunião do executivo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, realizada na terça-feira, que aprovou por unanimidade a suspensão parcial na zona do Plano Diretor Municipal (PDM). Esta suspensão permite que o projeto avance já em janeiro, adiantou o presidente da Câmara.

Segundo Aires Pereira, “o que a Lipor propõe lá fazer é um equipamento de grande relevância nacional e internacional”. A associação pretende construir, “nos cerca de 60 hectares de terreno que adquiriu por via negocial, a construção deste centro de excelência para as economias do século XXI e XXII, relacionadas com a economia circular e com a utilização de matérias-primas secundárias, de forma a termos um mundo mais sustentável, contribuirmos para a redução da emissão de gases com efeito de estufa, mas também ao mesmo tempo contribuir para a economia local com a fixação e criação de postos de trabalho”, defendeu.

João Trocado, em nome dos vereadores do Partido Socialista (PS), descreveu aos jornalistas as questões colocadas sobre o projeto, mostrando-se satisfeito pelas respostas e, por isso, votando favoravelmente a suspensão parcial do PDM.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).