Conversor de energia instalado no mar da Aguçadoura venceu ondas de 18 metros

0
1671

A empresa sueca CorPower Ocean garante que o conversor para exploração de energia das ondas que esteve instalado três meses no mar da Aguçadoura “passou com sucesso” os testes, e que foi capaz de vencer “três grandes tempestades”, entre agosto e novembro. Segundo Miguel Silva, representante em Portugal da CorPower, o dispositivo-piloto suportou “ondas com 18 metros”.

As declarações foram feitas na 2ª edição dos Encontros Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), que decorreu entre 14 e 16 de dezembro em Viana do Castelo.

Com o teste em Aguçadoura, “acabamos por demonstrar uma coisa que ainda não tinha sido demonstrada na energia das ondas, que é a capacidade do dispositivo se proteger em momentos de ondas e tempestades. Tivemos ondas com alturas de 18 metros”, afirmou, acrescentado que tiveram, “durante largos períodos, ondas de altura significativa, igual ou superior a oito metros, a atingir o dispositivo. Lembro que este se desliga e se coloca em modo de sobrevivência e proteção a partir de oito metros”.

Segundo o responsável, citado pelo Jornal de Notícias, o protótipo já foi retirado do mar de Aguçadoura e estão a ser analisados os efeitos da operação de teste. “Se tudo correr bem, no início do próximo ano, será colocado novamente no mar, agora para um período mais longo, de pelo menos 6 meses de operação, sem interrupção”, adiantou.

A CorPower está instalada desde 2020 no porto de mar de Viana do Castelo. Prevê, no futuro, instalar um parque com quatro conversores em plena atividade, para fornecer energia suficiente para abastecer cerca de mil casas. Trata-se de um investimento de 16 milhões de euros.