Solvenag: Agricultura na linha da frente na eficiência energética e descarbonização (fotos)

0
1736

Por Solvenag

O Agricultor de uma forma geral tem sido alvo fácil no que diz respeito à critica ambiental, sobretudo, pelas supostas elevadas taxas de emissões de CO2 em todo o seu processo produtivo.

Todo o setor agroalimentar, nomeadamente o setor hortícola e pecuária, mais presentes no norte litoral, assim como todos os agentes económicos relacionados com estas atividades, estão a investir cada vez mais em energias renováveis, não só devido à crise energética que assolou a Europa em 2022 com os altos preços de eletricidade, mas sobretudo por questões ecológicas, uma vez que o setor agrícola tem sido um alvo fácil no “bullying ambiental” que estão constantemente sujeitos, seja na comunicação social, seja nas redes sociais e que acabam por influenciar o consumidor final com esta informação.

Mas será esta, uma critica fundamentada?

Claramente sem fundamento, até 2026 80% da energia produzida em território nacional será de origem renovável.

O uso de sistemas de energias renováveis por parte dos agricultores e agroindústria tem sofrido um aumento exponencial nos últimos anos e assistimos a uma descarbonização de todo o processo agroalimentar, com números impressionantes no que diz respeito ao aproveitamento fotovoltaico para a produção de energia para autoconsumo em todo o sector agroalimentar.

Em Portugal, em consonância com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), que foi recentemente revisto, e de forma a acelerar todo o processo de descarbonização e transição energética e antecipou em quatro anos a meta de incorporação de energias renováveis na produção de eletricidade. Assim, já a partir de 2026, 80% da energia produzida em território nacional será de origem renovável, uma meta que antes estava fixada para 2030. Com isto, o país prepara-se para atingir a neutralidade climática em 2045, como em muitos casos em Portugal o sector Agrícola na linha da frente no que diz respeito à descarbonização e eficiência energética.

Solvenag

A Solvenag orgulha-se de ter experiências e casos concretos de sucesso no desenvolvimento e instalação de Sistemas Fotovoltaicos em empresas de referência em todo este processo vertical do sector agroalimentar, são já mais de 1500 clientes no sector agroalimentar e acima de tudo aproximadamente 32.400,00 toneladas de CO2 que anualmente evitam de ser lançadas na atmosfera.

Agradecimento

A Solvenag, lda agradece desta forma os agricultores de Portugal a resiliência e espírito de sacrifício.