Cumprindo a tradição, às 00h00 de 25 de dezembro, será realizada a Missa do Galo, na Igreja Matriz de Vila do Conde. Esta será a única eucaristia àquela hora em todo o Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
A missa que assinala o nascimento de Jesus Cristo é celebrada também em várias igrejas da Arquidiocese de Braga, nomeadamente nos arciprestados de Braga, Famalicão, Guimarães/Vizela, Póvoa de Lanhoso, Barcelos e Fafe.
O Natal significa o nascimento de Cristo, que se revive numa celebração próxima da meia-noite, pela convicção de que o nascimento teria ocorrido por essa hora. Por tradição se associa a época natalícia à família, pois o nascimento de uma criança é sempre motivo de reunião e celebração.
Segundo o Wikipedia, “para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, após o Primeiro Concílio de Éfeso (431), começando a ser celebrada oficialmente na basílica erigida no monte Esquilino pelo Papa Sisto III, dedicada a Nossa Senhora – posteriormente denominada Basílica de Santa Maria Maior. É celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro para o dia 25, tendo recebido tal nome por se acreditar que por volta deste horário, há 2023 anos, um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias. O galo foi escolhido como símbolo desta celebração porque, historicamente e tradicionalmente, representa vigilância, fidelidade e testemunho cristão”.
[…] Fonte […]
Comments are closed.