Grupo de Cantares das Janeiras da Juvenorte visita Casa de Amália (vídeo e fotos)

0
3523

O Grupo de Cantares das Janeiras do Centro de Desporto e Cultura Juvenorte visitou, na passada sexta-feira (5), a casa de Amália Rodrigues, onde interpretou alguns temas perante os órgãos sociais da Fundação Amália. No número 193 da Rua de São Bento, em Lisboa, a Juvenorte cantou os temas ‘Vi o Menino Jesus’, que tem versos com assinatura da fadista, ‘Glória nos Céus’, do Cancioneiro Popular Português, e ‘Natal Poveiro’.

Os cantares fizeram-se ouvir na sala e no jardim da casa-museu onde Amália viveu por 44 anos. Segundo a Juvenorte, a última vez que um Grupo de Cantares das Janeiras atuou na sala de estar da casa foi em 1997, dois anos antes da morte da Amália, pelo que “somos eternamente gratos à Fundação Amália pelo desmedido privilégio que nos concedeu de, estamos certos, ‘cantarmos para Amália’ em sua casa”.

O grupo poveiro teve ainda a oportunidade de visitar todo o edifício, que é anterior ao terramoto de 1755, e de conhecer o papagaio de Amália, o ‘Chico’, que “ainda chama por ela”.

“A Juvenorte deixou, na Casa Museu, lembranças da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e também da Associação representativa do Bairro Norte e recebeu, das mãos dos órgãos sociais da Fundação Amália Rodrigues – Luís Andrade, Olga Apolónia, Cristina Aniceto, Mariana Gonçalves, Mariana Gomes e Joana Machado – ofertas várias que muito nos honram e que, para nosso regozijo, perpetuarão na sala de troféus do Bairro Norte Poveiro”, indica a associação.

O Grupo de Cantares das Janeiras da Juvenorte já atuou, em 2011, no Palácio de São Bento, para o então primeiro-ministro José Sócrates, e, em 2012, no Palácio de Belém, para o então presidente da República Aníbal Cavaco Silva.