Vacinação da covid alargada a pessoas com 18 anos e da gripe para maiores de 50

0
1440

A medida da DGS começa segunda-feira, devido ao facto de a atividade gripal estar intensa, como ao excesso de mortalidade. A vacinação contra a gripe será alargada ao grupo dos 50-59 anos, para aumentar a imunidade da população, numa altura em que a mortalidade está a atingir pessoas acima dos 45 anos.

Por sua vez, a vacina contra a covid-19 vai ser, a partir de segunda-feira, disponibilizada a todos que tenham entre 18 e 59 anos.

Informa a DGS que “este alargamento dos grupos elegíveis para vacinação foi precedido de avaliação pela Comissão Técnica de Vacinação Sazonal. O alargamento da vacinação contra a Gripe é realizado de acordo com as doses disponíveis, sendo priorizadas as pessoas com idade mais avançada” e admite ainda o alargamento a outros grupos etários nas próximas semanas, “atendendo à disponibilidade de vacinas, e desde que seja mantido o objetivo de conseguir a melhor cobertura vacinal na população elegível”.

A vacinação está disponível em cerca de 3.500 pontos de vacinação, aproximadamente 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As pessoas podem dirigir-se para vacinação sazonal a farmácia comunitária aderente ou unidade de saúde do SNS, esclarece o comunicado da DGS. Foto arquivo MAIS/Semanário.