Mais de 14 mil veículos apanhados em excesso de velocidade na campanha ‘Viajar sem pressa’

0
1096

Cerca de 4,9 milhões de veículos foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar durante a campanha de segurança rodoviária ‘Viajar sem pressa’ da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), GNR e PSP. Destes, 14.443 circulavam com excesso de velocidade, indicam as autoridades em comunicado conjunto.

A campanha decorreu entre os dias 16 e 22 de janeiro, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.

Durante o período da campanha, foi registado um total de 2.519 acidentes, de que resultaram oito vítimas mortais, 41 feridos graves e 707 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 386 acidentes, menos quatro vítimas mortais, menos 15 de feridos graves e menos 74 feridos leves.

A campanha incluiu também a vertente de sensibilização: foram abordados 596 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens como “a velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais”, “quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece”, e “numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora permite ganhar apenas 4 minutos”.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, a campanha foi divulgada nos meios digitais, nos Painéis de Mensagem Variável e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Almada, Lisboa, Loures, Mafra e Sesimbra. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira.