Clubes poveiros e vilacondenses certificados pela FPF como entidades formadoras (fotos)

0
1816

Decorreu no sábado (20) a cerimónia de entrega de certificados e placas relativos ao processo de certificação de entidades formadoras do distrito do Porto. O ato, que assinala a fase final do processo de certificação da época 2022/23, distinguiu vários clubes e associações da região: sendo quatro da Póvoa de Varzim e seis de Vila do Conde.

A entrega dos diplomas e placas de certificação foi feita pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Associação de Futebol do Porto. No distrito, foram certificados 185 clubes na época 2022/23, mais 31 que na temporada anterior.

Da Póvoa de Varzim, foram certificados o Varzim SC (relativamente ao futebol masculino) com 3 estrelas, o Póvoa Futsal Clube (futsal masculino) com 2 estrelas, e também o Póvoa Futebol Clube (futebol masculino) e a ADC Balasar (futebol masculino) como Centros Básicos de Formação de Futebol.

Já de Vila do Conde, o Rio Ave FC foi certificado com 5 estrelas (relativamente ao futebol masculino) e com 3 estrelas (relativamente ao futebol feminino), a ADCR Caxinas e Poça da Barca com 5 estrelas (futsal masculino), o Vila Futsal Clube com 2 estrelas (futsal masculino), e a ACR Modivas (futsal masculino) e o GD Árvore (futsal feminino) como Centros Básicos de Formação de Futebol.

Em termos nacionais, a FPF voltou a ver aumentado o número de candidaturas – de clubes e entidades formadoras – no processo de certificação, passando das 1.187 da época 2022/23, para as 1.282 relativas à presente temporada 23/24, ou seja, mais 95 candidaturas (aumento de 8%). Considerando que o número de clubes com equipas de formação no futebol e futsal, masculino e feminino, serão cerca de 1.300, significa que já integram o processo de certificação 98,6% dos clubes formadores em Portugal.