Rajadas de vento podem chegar aos 85 km/h no litoral do continente nesta quinta-feira

0
1494
Foto: Freepik

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avança que, a partir desta quinta-feira (8), regista-se um agravamento das condições meteorológicas, devido à depressão Karlotta – que, não afetando diretamente Portugal continental, tem uma superfície frontal fria associada que irá atravessar o território a partir de hoje.

Para esta quinta-feira, prevêem-se períodos de chuva, por vezes forte, e persistente no Minho e Douro Litoral. Segundo o IPMA, “o vento moderado, predominando de sudoeste, soprando forte no litoral, com rajadas até 85 km/h, e forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 110 km/h”.

Está também previsto um aumento da agitação marítima no dia de hoje, com ondas de sudoeste de 4 a 5 metros de altura significativa. Aliás, o distrito do Porto, onde está situada a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, é um dos distritos sob aviso laranja nesta quinta-feira, entre as 12 e as 18 horas, devido à agitação marítima.

Os avisos no distrito do Porto continuam até sábado, para já: para além do aviso laranja, vigora aviso amarelo devido à agitação marítima até às 12 horas de hoje, e depois das 18 horas à meia-noite, voltando depois a vigorar entre as 12 horas de sexta-feira (9) e as 12 horas de sábado (10); aviso amarelo devido à precipitação até às 21 horas de hoje e depois entre as 6 e as 15 horas de sexta-feira; e aviso amarelo devido ao vento forte até às 18 horas de hoje.

Pode acompanhar as previsões meteorológicas e os avisos através do site do IPMA.