Os alunos da Escola Básica nº1 de Vila do Conde, chamada Escola dos Correios, vão voltar a ter aulas em contentores, para que decorram obras no estabelecimento de ensino. Já duas salas funcionam em monoblocos, disse Vítor Costa. O presidente da Câmara Municipal avançou que “vamos ter de atuar em todas as salas, que são novas” – lembre-se que a obra de reabilitação da escola foi inaugurada em abril de 2021.
“É uma situação que eu, de facto, lamento. Lamento que se tenha chegado a isto. Não posso nem quero prolongar esta insatisfação e esta agonia dos alunos, do pessoal docente, não docente, dos pais, e de nós próprios”, disse aos jornalistas.
Segundo o autarca, “há alunos que têm aulas com bichos [da madeira] a cair-lhes em cima, com abatimentos de pavimentos, com patologias sempre a surgirem, com infiltrações sempre que chove”. “Basta. Não entendo”, disse mesmo.
A intervenção será da ordem, “no mínimo, de 600 mil euros”. Serão acionadas as garantias e as cauções do empreiteiro, mas mesmo assim estas só chegam aos 105 mil euros. “É nem um quinto naquilo que vai ser necessário”, frisou Vítor Costa.
Este texto faz parte de um artigo publicado na semana passada no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).