Mais de um século de história da Associação Empresarial patente no Museu Municipal (fotos)

0
2063

Os 130 anos de história da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) são o mote para a mais recente exposição presente no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa. A mostra, organizada pela AEPVZ com curadoria de Sandra Amorim e Gustavo Vasconcelos, é composta por muitos documentos e peças originais que ilustram a história da coletividade e dos seus associados.

A exposição ‘130 Anos de Memórias e Inovação’ foi inaugurada no dia 6 de março, perante dezenas de pessoas. A mostra, que estará patente até 14 de abril, não conta com réplicas de nenhum documento ou objeto: tudo o que é apresentado é a peça original, seja mais recente ou centenária.

Na cerimónia de inauguração, após relembrar vários feitos e objetivos alcançados pela AEPVZ ao longo de mais de um século, o presidente da Associação afirmou que esta “carga histórica é longa e foi de uma importância vital para o desenvolvimento do tecido empresarial poveiro”.

Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, considerou “importantíssimo fazer uma exposição histórica da AEPVZ”, dada a ligação que a Associação tem com a história da própria Póvoa de Varzim: “confundem-se as pessoas que eram os grandes vultos das empresas da Póvoa com os grandes vultos dos fundadores d’A Beneficente, os da Santa Casa, da Convalescente em Beiriz”. Já Afonso Pinhão Ferreira, presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim e também associado da AEPVZ, indicou que a instituição “merece reconhecimento público”.

Por último, discursou o presidente da Câmara Municipal, que considera que esta Direção “reinaugurou uma nova forma de relacionamento entre a Associação Empresarial e o município e que naturalmente é algo que eu reputo de muita importância porque, se trabalharmos todos em conjunto, torna-se mais fácil a tarefa de todos nós”, tarefa essa que consiste em “valorizar o comércio da Póvoa de Varzim, os nossos comerciantes e industriais, ou seja, fazer com que haja desenvolvimento económico, criação de emprego e criação de riqueza”.

Veja a fotogaleria: