Dia do Pai: Uma celebração com origens antigas e diversas

0
1865

19 de março é uma data especial. É o Dia do Pai, ocasião em que se homenageiam os pais e as figuras paternas que desempenham um papel fundamental nas nossas vidas. Esta data comemorativa é, no entanto, festejada neste dia apenas em alguns países, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Liechtenstein, Honduras ou Bolívia. A grande maioria dos países celebra o Dia do Pai no terceiro domingo de junho, mas há mais de uma dezena de datas diferentes para celebrar este dia especial ao redor do mundo.

Mas por que razão é que o Dia do Pai é celebrado em datas diferentes em todo o mundo?

As origens desta celebração remontam a diferentes culturas e tradições. Nos Estados Unidos, numa das narrativas mais conhecidas sobre a origem deste dia, a data está associada a Sonora Luise, uma jovem que em 1909 quis honrar o seu pai, um militar que criou os seus seis filhos sozinho, após o falecimento da esposa, no último parto. Esta homenagem inspirou outros filhos e acabou por ser oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972.

No entanto, há relatos bem mais antigos que sugerem a existência de celebrações semelhantes noutras civilizações. Na Babilónia, por volta do ano 2000 a.C., um jovem chamado Elmesu terá escrito uma mensagem de votos de saúde e felicidade ao seu pai, numa placa de argila. Esta tradição pode ter influenciado a conceção do Dia do Pai como o conhecemos hoje.

Em Portugal, o Dia do Pai coincide com o Dia de São José, pai terreno de Jesus Cristo segundo a tradição cristã. Esta ligação com a figura de São José, um dos santos mais venerados na religião católica, confere um significado especial a esta data no país.

Independentemente das suas origens diversas, o Dia do Pai proporciona uma oportunidade para se reconhecer e agradecer o amor, dedicação e sacrifícios dos pais pelos seus filhos. De presentes simbólicos feitos com carinho, a gestos simples, mas de grande apreço, esta é mais uma ocasião para se celebrar e fortalecer os mais importantes laços familiares.