Capitanias dos Portos da Póvoa e da Vila encerram barras e alertam para agravamento da agitação marítima

0
2130
Foto: nikitabuida/Freepik

As Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde emitiram um comunicado operacional a alertar para o agravamento da agitação marítima nos próximos dias. Segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se um mar agitado, com ondas de noroeste entre 5 e 7 metros, podendo atingir até 12 metros de altura máxima.

O aviso laranja estende-se até às 3 horas de sexta-feira (29). A partir dessa hora e até às 3 horas de sábado (30) vigora um aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste de 4 a 5 metros.

As barras dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encontram-se encerradas a toda a navegação, numa situação sujeita a avaliação constante.

A Autoridade Marítima apela à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar para regressar aos portos de abrigo mais próximos e adotar medidas de precaução. Recomenda também à população em geral que evite passeios junto à costa e praias, assim como atividades lúdicas em zonas expostas à agitação marítima, para prevenir riscos desnecessários.

Os pescadores lúdicos de pesca à cana são particularmente aconselhados a assumir extrema cautela, evitando áreas como falésias, arribas, quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, pois o mar nestas condições extremas pode alcançar zonas aparentemente seguras.