A Câmara Municipal de Vila do Conde abriu, a 11 de maio, o Balcão Único do Município. Na mesma ocasião, foi apresentada a Clara, uma assistente virtual com recurso a inteligência artificial no atendimento ao munícipe, que está disponível no novo site da autarquia.
Para o presidente da Câmara, Vítor Costa, esta aposta era “necessária, um compromisso voltado para o cidadão, tornando o atendimento mais simples, direto e acessível a todos”. “A introdução de inteligência artificial na pesquisa e no chatbot permite à autarquia adotar uma nova forma de relação com o cidadão, aproximando-nos da utilização atual que é feita em maioria por interfaces móveis, recorrendo a pesquisa ou à interação por voz”, referiu.
A assistente virtual Clara aprende com o conteúdo existente no site, bem como no agora disponível diretório inteligente, um local onde se inclui toda a informação sobre como ‘pedir’, ‘consultar’ ou ‘pagar’ os serviços da autarquia.
Já no Balcão Único, segundo a autarquia, “do ponto de vista físico, o cidadão passa a ser atendido por uma única pessoa, independentemente do assunto, simplificando a experiência na resolução dos seus problemas e otimizando processos internos”.