Como os aromas podem ajudar!

0
751

Os cheiros levam-nos a lugares, momentos ou fazem-nos lembrar de pessoas. Quem não se recorda do cheiro a bolo acabado de fazer na casa das avós? Ou do cheiro a maresia à beira mar, nas noites de verão? O que é certo é que o olfato nos transmite emoções e a partir dele pode-se também relaxar, e há quem acredite que se possam curar certas doenças. Já ouviu falar da aromaterapia? A terapêutica da aromaterapia é desenvolvida a partir de óleos essências e ajuda a promover o bem-estar físico, emocional e psicológico.

De um modo geral, são utilizados óleos essenciais extraídos de plantas, sendo que cada planta possui propriedades únicas que podem ser utilizadas para diferentes finalidades. Mais recentemente, a inspiração marinha está em alta nesta prática. As plantas marinhas, como algas e ervas costeiras estão a ser integradas nos óleos essenciais devido aos seus nutrientes e benefícios. Incorporar a aromaterapia inspirada no mar na rotina diária pode reduzir o stress, revitalizar a energia e criar ambientes harmoniosos.

As formas de usufruir da aromaterapia são variadas, por exemplo, pela inalação, usando velas, ambientadores ou incensos; pela massagem, fazendo um combinado dos óleos essenciais e passando no corpo; pela ingestão, este deve ser de indicação médica, existem certos óleos essências que podem ser ingeridos; pela vaporização, através de difusores e banhos, onde os óleos essenciais misturados na água, servem para ajudar a criar um ambiente relaxante.

Os benefícios principais da aromaterapia são: alívio de dores de cabeça, redução do stress e ansiedade, melhora o sono, ajuda o sistema imunológico, alívio de dores articulares ou musculares e ajuda na digestão.