Mercadona doa 645 toneladas de alimentos em Portugal

0
650

Só nos primeiros seis meses do ano de 2024, a empresa de supermercados Mercadona, doou 645 toneledas de alimentos, o que corresponde a mais de 10.760 carrinhos de compras, em Portugal.

A Mercadona já existe em 11 distritos, onde ao longo do presente ano, apoia iniciativas de âmbito nacional, entre as quais se destacam as campanhas da Cruz Vermelha Portuguesa, do Banco Solidário Animal, organizada pela Animalife, e do Banco Alimentar Contra a Fome.

A empresa de supermercados participa nestas campanhas através da doação monetária dos “Chefes”, em todas as caixas de pagamentos, em múltiplos de 1€. Com esta prática é possível “que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, quer a nível de variedade, quer a nível de quantidade”, afirma Gabriela Oliveira, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona.

Assim sendo quer em Portugal, quer em Espanha, a Mercadona continua a aumentar o número de entendidas socias com as quais colabora, tendo chegado ao final de junho a uma rede de 785 entidades, entre os dois países, às quais doou mais de 12.600 toneladas, contribuindo para melhorar consideravelmente a estrutura da ajuda que oferece aos grupos mais vulneráveis.

Atenta ao meio ambiental e social onde se insere, a empresa de supermercados está integrada desde o ano de 2011 no Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Plano de Ação Social da empresa também se insere nesta linha, para além de outras iniciativas como o Projeto Trencadís, através do qual colabora na contratação de pessoas com incapacidade intelectual e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na seção da peixaria das lojas.

A sustentabilidade ambiental é outra das preocupações da empresa espanhola, para tal a Mercadona dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em 3 eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização.

Ainda a pensar no meio ambiente, a empesa já tem em Portugal, cerca de 100 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos.