A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai ser palco para mais uma edição do ‘Sons no Património’. O evento leva, entre 27 de setembro e 16 de novembro, vários artistas a 16 monumentos e espaços patrimoniais dos 16 municípios que compõem a AMP.
Na Póvoa de Varzim, será a Cividade de Terroso a receber um concerto de Velho Homem + Homem em Catarse, às 18 horas de dia 28 de setembro. O espetáculo será precedido por uma visita teatralizada à Cividade, às 16h30.
Velho Homem é um projeto formado por Afonso Dorido (Homem em Catarse, indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalem, The June Carriers), fruto de uma residência artística na sala Estúdio Perpétuo durante a pandemia. Através de 10 field recordings, numa combinação de folk/rock com eletrónica, os artistas musicam o quotidiano e convidam a ouvir ativamente os sons envolventes.
Já em Vila do Conde, na Igreja Matriz, o concerto será protagnonizado por Phole, às 21h30 de dia 9 de novembro. Meia hora antes, será realizada uma visita guiada à Igreja.
O projeto Phole, de João Gigante, é uma pesquisa sobre o acordeão diatónico, chamado de concertina. Agora em TRIO, numa nova formação do projeto, existe a criação de novas atmosferas onde a percussão (Vitor Lima) e o baixo elétrico (Jaime Alvarez) dialogam com o instrumento.
Esta será a 7ª edição do ‘Sons no Património’, que vai trazer também artistas como Lena d’Água, Benjamim, Silly e JP Simões a concelhos da AMP. Todos os espetáculos têm entrada livre, mas algumas atividades paralelas precisam de inscrição prévia. Consulte toda a programação aqui.