É possível visitar gratuitamente a Nau Quinhentista até domingo

0
586
Foto: Visit Vila do Conde

Depois de meio ano de obras de conservação e restauro, a Nau Quinhentista reabre nesta quinta-feira (5) ao público. Até domingo (8), a entrada é livre a todos os visitantes.

A visita inaugural foi realizada nesta manhã, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, que foi acompanhado por uma delegação de 10 deputados do Parlamento norueguês, entidades locais e vários parceiros do projeto.

Para o autarca, a reabertura da Nau é “um símbolo da importância que o Município atribui à conservação do património e também à atração turística. O objetivo é chegarmos agora aos 50 mil visitantes por ano, e aumentarmos as visitas de público escolar dos 12 para os 15 mil alunos”.

As intervenções, que arrancaram no início do ano, custaram quase 187 mil euros e foram comparticipadas em 85% pelos EEA Grants, um mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu “através do qual a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal”, explica a autarquia vilacondense.

Ao longo de seis meses de obras, foram intervencionados os castelos de popa e de proa, o painel de popa, em ambos os costados, a mastreação, com substituição de duas vergas, o poleame e o cordame. As obras ficaram a cargo do estaleiro naval Samuel & Filhos, a quem se deve a construção original da Nau.

A Nau Quinhentista, uma réplica das embarcações portuguesas do século XVI, é um dos símbolos mais icónicos de Vila do Conde. Foi inaugurada em 2007 e é um complemente ao núcleo museológico Alfândega Régio – Museu de Construção Naval. Desde a sua inauguração, em 2007, já recebeu mais de 500 mil visitas.

Foto: CMVC