Risco de incêndio rural elevado na Póvoa e Vila do Conde até quarta-feira

0
3392
Foto: Paulo Cunha/Lusa

Entre esta segunda-feira (16) e a próxima quarta-feira (18), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera IPMA, prevê “um agravamento significativo do perigo de incêndio rural, devido a condições meteorológicas adversas, como o vento forte e as temperaturas elevadas”.

Desta forma foi emitida uma Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente, que dá conta das proibições e cuidados a ter durante este período crítico. No caso da Póvoa de Varzim o risco de incêndio rural é elevado, já em Vila do Conde o risco é muito elevado, segundo as informações disponibilizadas pelo IPMA.

Neste período de risco elevado ou muito elevado de incêndio rural é proibido: fazer queimadas, fazer trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria; permanecer no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem e utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão.

No caso de avistar um foco de incêndio deve contactar o 112.