Capela Marta representa Póvoa e Portugal em festival internacional

0
912

O coro Capela Marta vai representar a Póvoa de Varzim e Portugal no Festival Coral Internacional de Barcelona, organizado pela Corearte. A participação é considerada “o ponto mais alto nos 73 anos de existência” do grupo.

O festival vai passar por vários locais de Barcelona, incluindo o Mosteiro de Montserrat, entre os dias 6 e 12 de outubro. A Capela Marta será o único grupo português a participar; o que para o grupo é um orgulho. “Isto é, eu diria, o ponto mais alto nos 73 anos de existência da Capela Marta”, afirmou João Magalhães, presidente da Associação Capela Marta.

Foi uma oportunidade que surgiu através de um convite da Coearte, associação espanhola que organiza o festival. A Corearte organizou, este ano, um festival que se iria dividir entre Barcelona, Madrid, Lisboa e Porto; contudo, a Capela Marta propôs que o concerto do Porto se mudasse para a Póvoa de Varzim. E assim foi, com a participação de dois coros uruguaios e a Capela Marta.

“O maestro, diretor-artístico da Corearte, e o presidente, quando ouviram a Capela Marta, ficaram de olhos abertos”, contou João Magalhães. Por isso, convidaram o grupo poveiro a participar no festival internacional, “dos maiores festivais que se realizam no mundo”.

No evento, vão participar também “coros da América Latina – Colômbia, Brasil, México –, coros da Europa. De Portugal, vai estar a Capela Marta”. Mas, para além de representar Portugal, o grupo quer mesmo representar a Póvoa de Varzim. Como adiantou o presidente da Capela Marta, “eu não sou poveiro de nascença, mas sou poveiro de coração, e tenho um orgulho enorme em chegar a Barcelona com a nossa bandeira da Póvoa de Varzim e dizer ‘somos da Póvoa de Varzim’”.

A comitiva da Capela Marta terá 26 pessoas: 24 coralistas, o maestro Tiago Pereira, e o pianista Diogo Zão.

Para João Magalhães, a participação “só foi e é possível pelo trabalho que a Capela Marta tem desenvolvido ao longo destes últimos anos”, mas também “pelo trabalho que o nosso maestro Tiago Pereira trouxe, a dinâmica que ele trouxe à Capela Marta foi uma alavanca enorme para este desempenho que hoje estamos a realizar e a qualidade que estamos a apresentar”.