A Rua Padre José Oliveira, localizada junto à Igreja Paroquial de Argivai foi requalificada, tendo sido reinaugurada no sábado. A cerimónia foi integrada nas Festas de S. Miguel, padroeiro da freguesia.
No âmbito da inauguração da requalificação, o argivaiense Aurelino Costa declamou um poema ao Senhor dos Milagres, da sua autoria. Este poema está gravado em pedra, na placa inaugural colocada junto ao Fontanário do Senhor dos Milagres, e que também foi descerrada no sábado.
“É uma obra de renovação e melhoria de vias, com criação de passeios e estacionamento, mas também é uma obra impregnada da identidade de Argivai. Ao cimo da rua, junto ao Largo do Padrão, instalou-se, limpo e renovado, o nicho a S. Miguel. Ao longo do passeio, os mais atentos já devem ter reconhecido, em calçada portuguesa, pormenores do brasão da freguesia de Argivai: as carvalheiras, o aqueduto, a espada e a balança que é a heráldica de São Miguel”, disse Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
O presidente da Câmara Municipal lembrou a grande ligação de Argivai às tradições e à história, sendo a freguesia mais antiga do concelho e precedendo até ao mesmo. Por isso, “Houve este cuidado de preservarmos o património e de podermos olhar com orgulho para o que fizemos e que ficará para as gerações futuras”.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).