Bloco propõe alteração no OE2025 para incluir obras na ULS Póvoa/Vila do Conde

0
189

O Bloco de Esquerda (BE) voltou a lembrar as promessas feitas pelo primeiro-ministro aquando da visita à Póvoa de Varzim, em junho, denunciado que em cinco meses não houve “qualquer avanço no seu cumprimento”. Num novo comunicado, o partido aponta que, no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), não existe “qualquer verba alocada” para as obras do Centro Hospitalar da Póvoa e Vila do Conde.

“Em junho deste ano, durante a visita de Luís Montenegro à Póvoa de Varzim para as celebrações da elevação desta a cidade, o primeiro-ministro prometeu que ‘não deixará de tomar uma decisão efetiva’ quanto à ampliação do Centro Hospitalar”, indica o BE, e por isso foi “com a maior surpresa” que verificou a não inexistência de verbas para as obras de requalificação e ampliação do Hospital.

Segundo o Bloco, “passaram desde as promessas do primeiro-ministro cinco meses, sem que qualquer avanço no seu cumprimento se verificasse”, e quando questionada pela deputada Marisa Matias sobre “a intenção de levar a cabo obras que permitissem as devidas condições aos munícipes”, a ministra da Saúde não deu uma resposta.

“A Póvoa de Varzim espera há mais de 8 anos por melhores condições para o Hospital que serve também Vila do Conde”, diz o partido, “espera esta que custou já a ambas as cidades a garantia de serviços de saúde de proximidade às mais de 150 mil pessoas que nelas habitam, bem como oportunidade de acesso a mais de 2 milhões de euros em fundos comunitários”.

Assim, “ainda que o OE2025 preveja investimento para a manutenção dos edifícios das Unidades Hospitalares e Unidades de Saúde Familiar, é cada vez mais urgente dotar o Centro Hospitalar de condições infraestruturais que, a par dos profissionais que nele trabalham, possam garantir tratamentos dignos aos utentes que o procuram”, defende.

O Bloco de Esquerda considera que o executivo municipal foi “ludibriado por promessas vãs de um Governo que repetidamente mostrou não ter o melhor interesse da população poveira em mente”. Assume-se, por isso, “na defesa do melhor acesso à Saúde”, propondo um aditamento à proposta do OE2025, de maneira a garantir as verbas e iniciar os procedimentos para reabilitação e ampliação das instalações da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde.